terça-feira, 9 de março de 2010

Imperialismo Europeu na Africa

24 de Outubro de 1964 | Zâmbia

Rodésia do norte se torna uma nação independente sobre o novo nome de Zâmbia.

O país sofreu grande influencia ocidental no século XIX, com a chegada de exploradores britãnicos como Cecil John Rhodes e David Lingstone, que tiveram permissão para explorar minerais em grandes extensões de terras, onde se foram formadas as colonias britanis da Rodésia do Norte e Rodésia do Sul, sendo a Rodésia do Norte administrada pela Companhia Britanica Da Africa do Sul e a Rodésia do Sul administrada pela Inglaterra.
Em 1953 as Rodésia de fundiram com a colonia britanica de Niassalanadia e Formaram a federação da Rodésia e de Niassa.
em 1963 essa federação se dissolveu e hoje em 24 de outubro de 1964, Rodésia se torna Independente com o novo nome de Zambia, sob a presidencia de Kenneth Kaunda.

Imperialismo Europeu na Africa

Niger 1999-2000

O Niger finalmente acaba em mãos civis após o golpe militar , que começou em 1996 por causa das desordens sociais.

O país ficou sobre o domínio Francês por muito tempo, após ser integrado à África ocidental francesa. Isso acabou em 1960, com a declaração de independência.

Na década de 1980, o governo assinou contratos com o FMI (Fundo Monetário Internacional), que exigiu medidas econômicas geradoras de desemprego e recessão. A situação dessa nação ficava de mal para pior a cada dia.

Foi uma década de muitas revoltas sociais, greves e descontentamento popular, em 1993 foi promulgada a Constituição, medida fraca para acabar com as revoltas, um golpe militar foi organizado, e neste ano de 2000, o golpe chegou ao fim, suspendendo a constituição e levando o poder a mãos civis.